[tor-talk] Linux + Tor

Luther Blissett lblissett at paranoici.org
Thu Oct 24 17:40:16 UTC 2013

On Thu, 2013-10-24 at 11:02 +0000, Marcos Eugenio Kehl wrote:
> Tchê Blisset!1. És brasileiro e este é teu e-mail pessoal? lblissett at paranoici.org Acredito que Rita Kehl não seja da turma de alemães que desembarcou em São Leopoldo em 1824 e se fixou em Ivoti, cujo ramo eu descendo. Há muitos Kehl no Brasil.2. Visitei debian.org e considerei esta versão mais complexa do que o Ubuntu e o Mint. É meu primeiro contado com Linux e será em máquina virtual. Pretendo abandonar de vez o Windows futuramente. O que me agradou no Ubuntu, foi o pacote de softwares incluídos nele, como LibreOffice e players em geral. Além de ser bem "amigável" para iniciantes. Concordas? Outro ponto interessante é a segurança de navegar livre de vírus. O Linux dispensaria antivírus e firewall? Obrigado.
> [...]

Ah sim, faltou dizer, segurança 100% não existe, mas a questão do
antivirus tem a ver com o modelo de segurança que você imagina. O que os
antivirus fazem é varrer seus arquivos e conexões em busca de padrões de
comportamento que eles consideram "de risco". Eles são sempre algo
ineficientes porque é impossível conhecer todas as vulnerabilidades e
prevenir-se de todas. Mas eles são muito eficientes em uma coisa: ler
todos os seus arquivos, comunicações e deixar seus sistema
consideravelmente mais lento.

Um outro paradigma de segurança é usar softwares confiáveis, como é o
caso do software livre e adotar algumas práticas básicas de segurança
como desabilitar javascript para navegação, usar navegadores que não
sejam muito visados na rede, instalar o mínimo de softwares, configurar
um firewall e etc. Mas para saber o que é relevante e o que não é, é
preciso entender contra quem você quer se defender. Mas quanto mais você
pensar sobre esta questão, mais você vai perceber que segurança absoluta
não existe, há apenas como reduzir as chances e no fim você sempre vai
estar confiando em alguém.

--
Do not forget that we are cattle on an animal farm which is managed and
handled mostly by machines. Machines do what they are/were told to. What

GPG: 0x48BE63E6